A nova gasolina ganha qualidade e traz muitos benefícios aos consumidores, que irão perceber a melhora no desempenho do motor do carro a médio e longo prazo. O produto agora se aproxima aos padrões utilizados na Europa e Estados Unidos. Mas é claro que os preços serão compatíveis com as melhorias, e o consumidor irá sentir isso no bolso.
A nova fórmula da gasolina permite uma redução média de 5% do consumo de combustível nos motores. Segundo a Petrobrás, responsável por cerca de 90% da gasolina vendida no país, “o ganho de rendimento compensa a diferença de preço da gasolina, porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro”.
À partir de ontem dia 03/08 a gasolina vendida em todo território nacional passou a seguir novos parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através da Resolução nº 807/2020. O texto trata de mudanças na massa específica da gasolina automotiva, destilação e octanagem da gasolina comercializada no país.
Toda a gasolina comprada pelas distribuidoras precisará atender a resolução, muitos combustíveis feitos no Brasil já seguem algumas das especificações, mas a padronização passou a ser obrigatória. As refinarias têm 60 dias para “desovar” o estoque antigo e os postos de combustível, 90 dias para acabar com a gasolina em estoque.
Segundo especialistas, a nova gasolina vai fazer com que os motoristas não sintam perda de potência, nem sintam falhas de partida e problemas na falha de detonação. Os benefícios da nova gasolina – que foi idealizada para se adequar às novas tecnologias – serão sentidos tanto nos donos de carros novos como em carros mais antigos, sem a necessidade de nenhuma adaptação no veículo.
Leave a Comment